terça-feira, 14 de agosto de 2007

Etiqueta na Internet 1 Parte

Introdução à Etiqueta na Internet

A Internet apresenta normas de boas maneiras, ou melhor, de etiqueta.
Ao conjunto dessas normas dá-se o nome de Netiqueta.
Naturalmente, as regras variam de acordo com o tipo de rede, tipo de serviço e nível de acesso, mas geralmente essas regras seguem normas gerais de bom senso, muito úteis para a convivência de milhões de usuários na rede. O uso de correio eletrônico para trocar mensagens com outras pessoas ou para participar de grupos de discussão/newsgroups implica na interação com outras pessoas ligadas a rede.

A ausência da inflexão de voz e da linguagem corporal bem como a natureza impessoal desse meio de comunicação dão origem a uma série de mal-entendidos entre as pessoas, que precisam ser evitados.
A seguir algumas regras fundamentais tanto para o correio eletrônico quanto para as listas de discussão e newsgroups.


Etiqueta para comunicação via e-mail

Combine letras maiúsculas e minúsculas da mesma forma que na escrita comum.
Na Internet escrever com letras maiúsculas é o mesmo que gritar!
Para enfatizar frases e palavras use os recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e *grifar* (colocando palavras ou frases entre asteriscos).
Use no máximo 70 toques por linha em consideração aos usuários cujos terminais não são capazes de mostrar linhas maiores. Alguns programas de correio apenas aparecem quebrar as linhas, quando na verdade cada parágrafo vira uma linha imensa no terminal dos outros, não podendo ser lido.
Seja claro e objetivo.
Produza textos de leitura fácil.
A maioria das pessoas na Internet vai conhecê-lo(a) somente através do que e de como você escrever, portanto, cuide da correção ortográfica e gramatical.
Separe os parágrafos com linhas em branco.
Considere
abordar apenas um assunto por mensagem.

Escolha um título apropriado(relacionado ao assunto tratado na mensagem) para colocar no campo Subject:. Isto é essencial para alguém com uma caixa postal abarrotada decidir se vai ou não ler a sua mensagem ou até mesmo quais irá ler primeiro.
Quando for inevitável uma mensagem mais longa avise na linha de assunto.
Por exemplo: Subject : reunião(msg longa!).

Envie arquivos anexados (attachments) apenas quando solicitado, jamais para listas.
O uso de acentos não é problemático quando a troca de mensagens é realizada entre usuários de plataformas semelhantes com programas e terminais configurados para receber os caracteres especiais acentuados.
Quando participar de uma lista ou fórum de discussão não use acentos.
Procure responder a todas as mensagens pessoais.
Lembre-se de agradecer às pessoas que o ajudarem.

Ao responder mensagens, especialmente em listas de discussão e grupos, deixe claro qual mensagem e quais questões está respondendo.
Não inclua todo o conteúdo da mensagem respondida, deixe o suficiente apenas para indicar os pontos que você está comentando ou a que frase está respondendo.
Por exemplo, se o assunto da mensagem original era : Subject: reunião, verifique que sua resposta apresenta a linha : Subject:Re: reunião. A maioria dos programas de e-mail faz isso automaticamente.

Ao organizar a resposta, procure fazer com que os leitores de sua mensagem vejam primeiro a mensagem a que você está respondendo e logo abaixo sua resposta.
Convencionou-se colocar um sinal de ">" (maior que) no início de cada frase copiada da mensagem original.
"Assinaturas" são informações que podem ser colocadas automaticamente no final de sua mensagem para ajudar os leitores a lhe localizarem.

Evite assinaturas longas demais, com desenhos. Uma assinatura com nome, telefone e fax é geralmente suficiente.
Ao responder mensagens respondidas, as citações ficam com camadas de ">>" em cada linha. Se sua resposta já está incluindo uma terceira ou quarta camada de ">>" temos uma cascata.
É hora de cortar as citações ou pelo menos apagar alguns ">" que estejam a mais.

Preste atenção para usar o comando de resposta( reply) quando for responder a uma mensagem e o comando de encaminhamento(forward) quando estiver somente passando adiante um e-mail. Isso evita confusões e mensagens em cascata.

Sem
a inflexão da voz e a linguagem corporal existentes nas comunicações face-a-face, comentários do autor podem ser mal interpretados nas comunicações eletrônicas.

Para compensar esta falta de visualização, a rede desenvolveu símbolos denominados Emoticons ou Smilies.
Os "Emoticons" são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado, representam carinhas desenhadas na horizontal e denotam emoções. Use-os com moderação.

Exemplos de Emoticons:

:-) Alegre
:-( Triste, contrariado
;-) Piscada de olho, observação sarcástica
8-) Sorrindo e com óculos escuros
:-x Boca fechada (no sentido de manter segredo)
:-0 Espanto, surpresa
:'-( Chorando
|-) Bocejo, sono
:-D Rindo de você


Não é de minha autoria mas é bem legal e útil...

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